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Qual a importância das redes sociais para o marketing digital?

Os brasileiros passam boa parte de seu tempo na internet em redes sociais, de três a quatro horas por dia. Essa maior presença nessas plataformas acabou por transformá-las em peças importantes em estratégias de marketing digital.

Aqui, explicamos qual a importância das redes sociais para o marketing digital. Continue a leitura e entenda o porquê vale a pena investir nessas plataformas para potencializar os resultados de sua empresa.

 

O que é marketing nas redes sociais?

A princípio, é fundamental saber o que é marketing nas redes sociais. Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como foco a promoção e divulgação de uma marca e seus produtos ou serviços em redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

Importância das redes sociais no marketing digital

As redes sociais são importantes no marketing digital porque oferecem benefícios especiais para a empresa, seja em curto ou longo prazo. Ao adotá-las, é possível obter:

 

Maior alcance

Um dos diferenciais das redes sociais é que possibilitam a promoção e divulgação da marca, seus produtos e serviços exatamente onde seu cliente ou potencial consumidor está, tendo maior alcance entre esse público específico.

Além disso, essas plataformas possuem recursos, como de compartilhamento de posts, que possibilitam que a empresa tenha ainda mais visibilidade e alcance de forma natural, por meio do engajamento dos usuários.

Isso é mais fácil de ser atingido quando a empresa investe em posts com informações relevantes, inclusive com alto potencial viral, de modo a ampliar seu alcance a um baixo custo.

 

Criação e fortalecimento de relacionamentos

O investimento nessas plataformas digitais possibilita que a empresa crie e fortaleça relacionamentos com clientes e potenciais consumidores, o que estimula novas vendas.

As redes sociais permitem uma comunicação direta e rápida, o que ajuda a atingir a satisfação do usuário, além de passar a imagem de uma empresa comprometida em atender, de modo a conquistar uma boa reputação.

 

Consolidação de marca e valores

Por meio das redes sociais dá para consolidar a marca, ajudando a torná-la referência no segmento de atuação. Também é possível comunicar e consolidar valores, o que permite criar um relacionamento mais próximo e de confiança com usuários da rede.

 

Aumento de oportunidades de vendas

As redes sociais possibilitam captar potenciais consumidores e gerar novas oportunidades de vendas, ampliando as alternativas de lucro da empresa.

 

Mensuração de resultados

Estratégias de marketing digital realizadas em redes sociais podem ser mensuradas, o que possibilita que a empresa identifique ações que trouxeram bons resultados e as que precisam de ajustes.

As redes sociais oferecem relatórios detalhados de alcance, compartilhamentos, índices de aprovação e rejeição, permitindo medir os resultados e aprimorar cada vez mais as ações realizadas.

Além disso, também mune a equipe de marketing com informações que podem ser aproveitadas em outros canais ou plataformas, podendo desenvolver ações mais assertivas e eficazes.

 

Baixo custo

Adotar redes sociais em sua estratégia de marketing digital costuma ter baixo custo, já que não se paga para a criação de perfis e posts. Além disso, é possível investir em anúncios por valores mais acessíveis do que mídias offline.

 

Em qual rede social a marca deve estar?

Quem decide adotar as redes sociais em sua estratégia de marketing digital normalmente tem uma dúvida: em qual rede a marca deve estar?

Para definir isso, é importante que a empresa conheça bem seu público-alvo e persona, para saber exatamente em quais redes eles estão. Senão, corre o risco de utilizar uma que não traga os resultados esperados.

Por isso, um dos passos iniciais é conhecer seu público. Então, busque identificar em quais redes ele está e escolher a que é mais adequada à sua estratégia e objetivos que deseja alcançar.

 

Como fazer marketing nas redes sociais?

Há quem pense que para fazer marketing nas redes sociais basta criar perfis em diferentes plataformas para alcançar resultados. Mas, não é assim que funciona.

A empresa precisa ter uma gestão de redes sociais, com cronograma e frequência de publicação, para ter maior engajamento, atrair visibilidade e se fixar como autoridade.

Também é importante designar profissionais para atendimento e engajamento com usuários da rede social, bem como planejar e gerenciar eventuais campanhas de anúncios.

Como são tarefas muito específicas, é essencial que todo esse processo de marketing digital em redes sociais seja feito por uma equipe capacitada e com conhecimento nessas plataformas.

Dessa forma, será possível utilizá-las da melhor maneira possível, aproveitando todos os seus recursos, e gerar os resultados que a empresa deseja ou mesmo superá-los.

Mas, onde encontrar esses profissionais? Existe a possibilidade de ter fácil acesso a eles ao contratar uma agência especializada em marketing digital nas redes sociais.

Ao fazer esse investimento, a empresa passa a contar com uma equipe qualificada para executar ações e gerenciar redes sociais, atingindo objetivos e expectativas. Por isso, não deixe contar com o suporte de uma agência!

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