A imagem mostra um pouco sobre Inbound marketing.

Quais são os principais tipos de materiais ricos no marketing?

Quando estamos falando de materiais ricos, estamos falando diretamente em marketing de conteúdo! O marketing de conteúdo é uma estratégia em que usamos conteúdos para atrair a atenção de clientes e tornar sua empresa uma autoridade em seu nicho de atuação.

Esses materiais ricos, podem ser usados em diversas etapas do Inbound marketing, começando pelo topo do funil indo até o fundo! Claro, que em cada uma dessas etapas, esse material rico é construído com uma linguagem e um conteúdo diferente de acordo com o grau de conhecimento desse lead.

Por isso, é sempre importante que sua empresa tenha uma boa gestão de marketing digital, só assim saberá exatamente qual material deve ser entregue em cada uma dessas etapas! Antes de mergulhar de fato nos exemplos de tipos de materiais ricos no marketing digital, é importante entender o processo no qual esse material será inserido. Então, vamos falar um pouco sobre marketing de conteúdo e a captação de leads.

O marketing de conteúdo tem como objetivo atrair a atenção de visitantes para que eles se tornem um lead. O lead nada mais é do que um possível cliente. O visitante se torna um lead, a partir do momento que ele passa uma forma de contato para sua empresa, conhecida como captação.

Captação de leads o que é? É a forma de atrair e conseguir as informações de contato de um possível cliente de maneira ética. Assim, a principal forma de conseguir captar um lead, é através da oferta de materiais ricos em informações relevantes dentro do nicho de atuação da sua empresa. Deu para entender o que é a captação de leads?

A imagem mostra um pouco sobre Inbound marketing.

Como construir um material que atraia a atenção

Após conhecer o princípio do marketing de conteúdo e o principal objetivo desses materiais ricos produzidos. Vamos falar sobre como construir esses materiais.

Primeiramente, é preciso pensar nos textos para captação de leads, eles são essenciais para conseguir atrair a atenção desses potenciais consumidores. Mas, como escrever um texto e produzir materiais que se destaque dos demais? Aí vão algumas dicas:

separe uma informação que seja relevante: antes de sair escrevendo é preciso pensar na informação que irá transmitir e o quanto isso será relevante para sua persona. Portanto, considere também a etapa do funil que o seu lead se encontra. Lembre-se, leads no topo de funil buscam informações generalizadas, médio e topo de funil buscam informações mais completas e técnicas.

otimize seu conteúdo com SEO, de nada ainda escrever um conteúdo incrível que não irá alcançar seu lead. Aliás, pense como ele busca essa informação e crie palavras-chave ao longo do conteúdo.

pense no tom! Como sua empresa quer dialogar com seus clientes? Um tom mais forma ou descontraído? Então, para descobrir tal informação, lembre-se de quem é a sua persona.

não se esqueça, que o seu objetivo com o texto é resolver uma dor do seu cliente!

use CTA: Em todo o texto é essencial que você tenha ao menos uma chamada de ação! Seu lead precisa entender claramente qual é o próximo passo a ser seguido.

Em relação à construção do design dos materiais, é essencial usar a identidade visual da sua empresa, as cores, fontes e todo o grafismo aplicado! O material tem que ser dinâmico, ele precisa ser pensando para que o usuário tenha a melhor experiência possível! Ele precisa atrair atenção e ter a mesma linguagem da sua persona!

 

Tipos de materiais ricos mais usados

Agora que já oferecemos alguns insights sobre a criação de textos e design, vamos conhecer os tipos de materiais ricos mais usados.

 

  • E-books: um material rico e muito usado na captação de leads, o conteúdo é mais denso e pode se explorar de maneira profunda o problema apresentado por seu lead.
  • Webinars: com a pandemia esse termo se tornou um pouco mais conhecido. Esse material rico é um vídeo gravado em forma de palestra ou masterclass. Portanto, deve ser usado para aprofundar um tema, precisa ter um texto dinâmico para prender a atenção.
  • Vídeos: com maior taxa de engajamento, os vídeos são excelentes para usar na captação de leads. Mas diferente dos webinars, eles devem ser curtos, trazer a informação de forma objetivo, mas com um toque de bom humor.
  • Ferramentas online: pense em uma ferramenta que possa facilitar a vida do seu consumidor. Um gestor de tarefas, controle financeiro, um sistema de agendamento de serviços? Aliás, um exemplo desse material rico marketing digital é a calculadora freelancer. O site 99freelas criou essa ferramenta para ajudar seus profissionais no momento de calcular o preço dos seus serviços.
  • Infográficos: uma maneira simples de transmitir uma informação de forma didática e lúdica. São ideais para pessoas que precisam receber a informação de forma rápida e pontual.
  • Pesquisas: depende do seu nicho de atuação, seus clientes podem buscar por pesquisa. Elas podem ser inseridas em landing pages, infográficos e e-books.

Todo esse material rico no marketing digital, é essencial para que sua empresa possa atrair visitantes, educa-los, converte-los para clientes e futuramente, para promotores da marca!

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